youzz

janeiro 21, 2010

Gambiarra Girl

Segundo o Michaelis, gambiarra significa:

gambiarra
gam.bi.ar.ra
sf 1 Teat Ribalta de luzes na parte anterior e superior dos palcos. 2 Serviço elétrico malfeito, especialmente com a finalidade de obter energia elétrica de maneira ilegal.

Mas acho que, pra esse caso, a explicação da Wikipedia tem mais a ver:

"No sentido de improviso ou improvisação, gambiarra é o próprio ato de constituir uma solução improvisada."
(continue lendo aqui)

E é nesse sentido de "improviso" que eu quero focar aqui nesse post.

Bem, como boa filha de músico que sou, eu sou a "rainha" do "improviso". Aliás, coisa totalmente herdada do meu pai, que vive "inventando" alguma solução pra coisas do dia-a-dia.

Então, que esses dias eu andei falando lá no twitter das minhas gambiarras mais recentes e parece que o povo gostou.

Eu contei por lá que eu tinha feito uma "gâmbi" (sou íntima, pô!) pra consertar meus óculos escuros preferidos (uma misturinha de durepoxi + esmalte vermelho + criatividade e nenhuma vergonha na cara) e me chamaram até de McGyver!!!

Aí, dias depois, um cinto que tá meio grande, uma ponta que ficava sobrando e incomodando, uma cabecinha criativa, um brinco de argola e voilà, temos uma solução rápida e inteligente para um problema não tão grande assim.

A tampa da sua panela perdeu aquele trocinho de segurar (como chama aquilo?)? Uma rolha e um parafuso e pronto, sua tampa está ÓTIMA pra ser usada de novo.

Ajeitar decotes, roupas largas e/ou com coisas fora do lugar que você gostaria? Não vivo sem alfinetes!

Sua sapatilha preferida deu aquela alargada de tanto usar ou depois de uma chuva mostruosa (aqui em SP, todo dia você se arrisca a estragar um sapato)? Uma fita de cetim, veludo ou elástico de cabelo, da mesma cor do sapato (ou não, se você preferir né?), amarrado de uma forma estratégica (eu queria tirar fotos disso, mas não deu, fico devendo) e pronto, você pode usar seus sapatitos (vale para qualquer sapato que não tenha "amarração" própria e esteja saindo do pé) por muito mais termpo, e muitas vezes, fica até mais confortável.

E pra vocês verem que esse lance de "improviso" é de família mesmo, meu sobrinho de 2 anos e meio, na falta de uma bateria de verdade (ou a de brinquedo mesmo), foi lá no quintal, pegou um daqueles suportes para vasinhos de violeta, alguns pratinhos de alumínio (dos gatos), umas tampas de plástico, umas latas vazias, dois pauzinhos, um banquinho e não fica NUNCA sem a "bateíia" dele, nunca!

3 comentários:

Nenéia disse...

Jucs, eu tb sou ultra magaiver... não me aperto. Trocar lâmpada, trocar pneu, arrumar o chuveiro, dar jeito na mochila... a gente não se aperta, né?
Beijos

Helga disse...

Eu sou um zero à esquerda pra essas coisas, uma inútil.
E acho o máximo quem tem essa criatividade toda.
beijos

Cláudia disse...

Helguinha, eu sou como tu. e acho que eu acabo gastando mais dinheiro, né. pq não adianta guardar, então se estraga, eu passo adiante, coloco no lixo, enfim, preciso de um estágio com JUju.