youzz

janeiro 11, 2010

Rabanadas: making of

Ok, faz tempo, já passou o Natal, mas né? Quem sabe não é agora que eu tomo gosto realmente pela coisa e volto a blogar? vamos tentar, né? hehehehe

Entonces, como algumas pessoas já sabem, as rabanadas são item fundamental e imprescíndivel no Natal dos Alcantara e este ano eu resolvi fazer um making of fotográfico e pra acompanhar, vai o passo a passo de como essas delícias calóricas são feitas lá em casa.

Você vai precisar:
- leite (do gordo, mas se quiser, dá pra fazer com desnatado e adoçante)
- açucar
- canela em pó
- sal
- leite condensado
- ovos
- pães (encomendamos pão de rabanada, que é mais grossinho, mas pode ser com pão amanhecido mesmo)
- manteiga/margarina
- um pedacinho de rolha (depois eu explico por que)

Então que primeiro você fatia o pão, e mesmo que você tenha escolhido o pão de rabanada (dá pra encomendar em qualquer padaria e até mesmo no Pão de Açucar) é legal que ele esteja amanhecido. Aí você fatia, com uns dois dedos mais ou menos de largura, cada fatia (muito grosso fica duro, muito fino fica encharcado). Aí, o leite, vc faz uma mistura com açucar e leite condensado e tem que ficar BEM doce, tipo melado mesmo. Os ovos você bate tudo, como um omeletão, põe um tico de sal e um pouquinho de água (que é pro óleo na espumar). Faça uma misturinha de açucar com canela em pó, pra polvilhar as rabanadas logo que saírem da frigideira.




Lá em casa, nós fazemos quantidades industrias de rabanadas (de 6 a 8 pães de rabanada, que normalmente são umas baguetonas de 40-60cm), então, pra começar, são 12 ovos, 1 litro de leite, 1kg de açucar e 1 lata de leite condensado. Exagero né? hehehehehehe

Aí, com tudo isso preparadinho, você pega uma frigideira alta, e grossa. Derrete a manteiga/margarina (minha mãe gosta de misturar metade de cada, ou ainda, gordura vegetal, mas claro, só na manteiga fica mais gostoso. Minha bisavó fritava tudo na banha mesmo, mas a espírito "light" de D. Sandrinha não permite uma heresia dessas), mas cuidado pra não queimar! E aí vem o truque: o pedacinho de rolha na frigideira vai evitar que o óleo/manteiga/margarina queime ( e isso serve pra QUALQUER fritura que você for fazer).




Dependendo do tamanho da frigideira, coloque 3 ou 4 fatias do pão pra fritar. E vai ser assim: mergulhe a fatia no leite, pra ele ficar molhadinho, não encharcado (vale dar uma apertadinha) e depois passe rapidamente nos ovos batidos e direto pra frigideira. Vá virando conforme elas forem ficando douradas (depois das primeiras rodadas, esse processo vai ficando cada vez mais rápido, tem que ficar atento).

Aí, quando elas estiverem na cor que você deseja (tem gente que gosta mais queimadinha e talz), você dá uma levantadinha, só pra escorrer um pouco a gordura.




Bom, numa bandeja ou travessa, você vai polvilhar o açucar com canela, pra fazer uma "caminha" pras rabanadas. Aí você vai colocando elas ali em cima, e polvilhando mais açucar com canela em cima, fazendo camadas de rabanadas, açucar, rabanadas, açucar...


Bom, aí, óbvio que você vai ter que experimentar né? hehehehehehe Eu adoro comer quando ainda está quente, pra queimar a beiça mesmo, mas fica uma delicia de qualquer jeito, com qualquer coisa. (lá em casa já é tradição no café da manhã dos dias seguintes)



Dá trabalho fazer, mas eu acho que vale cada segundo. Não é exatamente difícil, mas é trabalhoso, tem que ficar esquentando o barrigones no fogão, fritando e talz.

Todo ano fazemos promessas que vamos fazer rabanadas no inverno (porque pros nossos verões, é quase um sacrilégio comer um troço tão calórico né?), mas isso nunca acontece... quem sabe esse ano?

E pra vocês verem que as quantidades lá em casa são MESMO industriais, uma foto da primeira de 3 ou 4 bandejas:



Enjoy it!

5 comentários:

Anna Carolina disse...

AI, QUE FOME !!!!

Ana Paula disse...

Mana, babei, salivei e engordei só de ler. Hmm.... ninguém merece ir jantar saladinha depois dessa.

bjs

Helga disse...

Ai, meus sais!
Estou ba-ban-do no teclaro dona Ju, eu amo rabanada, e essas estão com uma cara de delícia total!
Adorei vc ter voltado ao blog, eu amo te ler.
beijos

Mani disse...

EU QUEROOOOOOOOOOOOOO

Fátima Franco disse...

JUJU!!!!!

Saudades suas 42!!( by Veroca!!!)
Eu fiz sua receita no Natal deste ano.
É tão bom que é indecente, imoral e engorda!!!!
AHHHH!!!! Tõ fazendo caminhada até hoje. ô castigo!!!

Adorei o making off fotográfico!!!

Beijos