youzz

agosto 03, 2011

Pole Position

Faz algum tempo que venho observando o comportamento das pessoas nos transportes públicos por onde ando. Atualmente, acrescentei o metrô a essa minha análise. E a pior linha de SP, a linha vermelha, que liga a Zona Leste à Oeste e tem um movimento enorme. E-NOR-ME!

A falta de educação é latente em todos os meios disponíveis. Infelizmente isso é fato. E mais infelizmente ainda, por todos os lugares.

Mas o que tenho notado é que as pessoas têm uma espécie de necessidade de chegar em primeiro lugar, como se houvesse uma competição invisível.

Para isso, não se poupam esforços. Mesmo que se vá descer apenas na última estação da linha, é preciso ficar posicionado bem na porta, para que ao chegar ao seu destino, você seja o primeiro a sair.

O mesmo vale para entrar no trem. Tem que ser o primeiro a entrar, para correr e pegar o melhor lugar sentado (oi? São todos iguais!) ou o tão cobiçado lugar na frente da porta. E aí tem toda aquela correria, empurra-empurra e “desespero”.

Para atravessar a rua também, tem que ser o primeiro. Abriu o farol, pumba, tem que ser o primeiro a botar o pé na rua.

Até andando nas calçadas parece que as pessoas estão competindo, numa eterna “corrida maluca” que eu não consigo entender.

Tudo bem, entendo que todo mundo queira chegar a tempo aos seus destinos, que há uma pressa pra vida, pro trabalho, para tudo. Mas né? Não vamos exagerar!

E no final das contas, o que tem que estar sempre em primeiro lugar é a educação, cabeça a cabeça com a gentileza!


2 comentários:

Nenéia disse...

Jujumba do céu! Naquele dia que fui levar a Sofia pra conhecer o metrô novo, nos alongamos um pouco e fomos pegar o metrô na estação Consolação um pouco antes das 6 da tarde. Morri de medo! Por ela e por mim. As pessoas (todas, homens, mulheres, jovens) quase corriam, nos empurravam,num desespero que eu não consegui entender até agora. Um horror!

Bjs

Cathy Henry disse...

A falta de educação vem de famílias mal educadas e de escolas imprestáveis. Não tem jeito. Só lamentar. E sermos nós pessoas gentis entre nós...os bem educados.