youzz

janeiro 29, 2009

Desabafo

Tô cansada.

Tô cansada da chuvinha que não para. Tô cansada do calor no inverno e do frio no verão. Da chuva, vento, frio, calor e mil variações climáticas ao longo do dia, e às vezes, em poucas horas.

Tô cansada da torneira que pinga, do filtro que escorre, da janela que emperra, do chuveiro que não esquenta no inverno e aquece demais no verão. Dos "prestadores de serviços domésticos" que nunca aparecem e sempre te deixam na mão, ou fazem o serviço mal feito (devem estar todos milionários).

Tô cansada da hora e meia de trânsito pra vir, e mais hora e meia pra voltar. Isso se não chover e alagar. Tô cansada de andar de casa até o ponto e do ponto até em casa (e a piramba, não é moleza não). Tô cansada de trabalhar longe de casa e de morar longe do trabalho.

Tô cansada das pessoas mal educadas, que jogam lixo pelas janelas, que cospem ou assoam seus narizes no chão. Que falam alto demais, não usam fones de ouvidos e te empurram no busão. Ou andam mexendo em suas bolsas, com os cotovelos prontos pra te acertar o nariz ou o olho numa freada brusca. E também das pessoas que se "alojam" perto das portas de saída e atrapalham todo mundo.

Tô cansada da unha que quebra, do esmalte que descasca, do cabelo que não assenta. Do ácido retinóico em noites pares e da vitamina C em noites ímpares, e claro, do filtro solar todos os dias. Da depilação semanal, do hidratante após o banho, da esfoliação uma vez por mês. Da dieta milagrosa e do prepare seu corpo para o verão.

Tô cansada do churrasquinho grego (com suco grátis), do milho na brasa ou no copinho, da deliciosa bala de goma, da paçoquinha "uma é 0,25, duas é 0,50 e cinco na promoção, é 1 real"

Tô cansada dessa saudade, que sentou com sua bunda enorme no meu peito e dali não vai sair nunca mais, porque não, essas pessoas não vão voltar. E mesmo as que poderiam voltar não fazem questão, ou nem lembram mais.

Tô cansada dos amigos que somem, se perdem, ou só aparecem quando a coisa aperta, quando o problema é grande ou não tá dando pra aguentar. Sou um ótimo ombro, mas as vezes também preciso chorar, viu? Ou rir.

Tô cansada dessa cidade imensa, desses trabalhos loucos, dessa falta de tempo. Tô cansada de estar muito perto, mas sempre tão longe.

Tô cansada de promessas, tô cansada de expectativas, tô cansada de pensar positivo. Tô cansada também do bom e velho "o que é teu tá guardado", mas que diabo de baú é esse, com tanto fundo falso, e com tanta chave e tranca, e que eu não sei onde está? (deve ser em algum profundíssimo mar desconhecido)

Tô cansada de convites sem data e hora, do telefone que nunca toca, mesmo quando se diz que vai ligar, do "vamos sair qualquer dia, é só combinar".

Tô cansada de covardes que nem se arriscam tentar. Que logo vão tirando mil conclusões e nem sabem de nada. Que não se preocupam em te conhecer de verdade e nunca, nunca dão uma chance pro romance. Ou que se satisfazem com uma "brincadeirinha" virtual, nunca real, e se contentam com tão, tão pouco. Tô cansada do "você é maravilhosa, não mereço alguém como você". Do "não sei como alguém como você está sozinha". Do "problema é comigo e não com você".

Tô cansada de nadar, nadar e continuar nadando e nunca chegar à praia alguma. Nem que seja só pra morrer na areia.

Tô cansada de ter que ser forte, de levantar a cabeça, de continuar caminhando, de tropeçar e levantar, de tirar as pedras do caminho, do "vai passar", da "sua hora vai chegar", de ser a que aguenta tudo, a pau pra toda obra.

Tô cansada da minha cabeça que não para de pensar, de confabular, de analisar, de inventar respostas magníficas, mas sempre tarde demais. De nunca chegar à nenhuma conclusão, de desistir, xingar, mas mesmo assim, aquilo fica ali, te sondando, assombrando.

Tô cansada das reprises dos seriados, dos filmes dublados, dos remakes de novelas bobas, dos comerciais intermináveis, dos canais pagos que não servem pra nada, dos programas que há anos são iguais, contam as mesmas piadas, mas nunca saem do ar.

Tô cansada também das mesmas velhas-novas notícias do último minuto, da informação em cima da hora, minuto a minuto. Das tecnologias que vieram resolver problemas que eu não tinha. Das milhares de novas coisas que eu não posso ter, nem conseguiria acompanhar.

Da nova promessa, da nova política econômica, do novo governo, do novo candidato e de isso tudo nunca ser novo coisa nenhuma.

Tô cansada do mais novo programa, do mais novo browser, do mais novo instant messenger, da internet mais rápida, do touch screen, da mais nova social media, hardware, software, cabo, entrada, pedra, tesoura, papel.

Tô cansada de tanta coisa, tanta, que já nem sei mais.

Tô cansada, tô cansada, tô cansada, tô cansada...

Tô cansada da vida, tô cansada de mim, e principalmente, tô cansada de ficar cansada.

17 comentários:

Patrícia Carvoeiro disse...

Lindo, amei e assino embaixo. Vivo cansada de muitas, muitas coisas.
E pra mim também é um orgulho ter você como amiga (respondendo ao seu comentário no meu último texto naquele blog empoeirado).
Beijo, linda. Não acredite nesta balela de "o que é seu tá guardado". Acho que se a gente não correr atrás, vai ficar guardado pra próxima encarnação (e precisamos curtir esta, né?). Nhé. :/
Beijos! ;-)

Anônimo disse...

Tô cansada também. Eu tô cansada até de mim mesma. Vamos pra Bahia???? beijos.

Fernanda disse...

Ai jujubinha... dá a mãozinha aqui, dá? Também tô cansada de ser o pára-raio da família, do marido, das amigas...
Amo-lha bem muito.
beijins
fer

Unknown disse...

E amanhã tem mais amore, cada dia uma surpresa....a nave mãe não vem!

Bjs

Ro

Anna Carolina disse...

Como uma luva, simplesmente. A carapuça serviu direitinho pra mim.
Te amo, amiga!
Anninha

Carla San disse...

Toca aqui, companheira!
Bjs

Anônimo disse...

Tô cansada também. Eu tô cansada até de mim mesma. Vamos pra Bahia???? beijos(2)

Anônimo disse...

Ju,
Me fez chorar agora, aqui mesmo, sem cerimônia, no meu trabalho.
Porque eu também ando cansada de coisas que não acho justas e são feias, das dores minhas e alheias, da falta e da ausência, de tudo que vive em mim, e tudo que não posso mudar. Do esforço diário, da esperança que deve sempre triunfar, tudo-tudo-tudo.
Mas...Ju...ainda bem que tudo sempre passa, até as angústias e insatisfações, recebemos pequenas surpresas felizes de vez em quando, e não é a quantidade do que incomoda, mas vale o valor das pequenas coisas, e pessoas que amamos.
Adorei te conhecer, mesmo que num encontro rápido e mais no virtual, desejo que a vida me dê oportunidade de continuar com você por aí, pelo caminho.
Linda, parabéns pelo post!
Beijos mil!

Isa disse...

vamos prá Bahia?

Lilica disse...

Ah, Bahia? Tô indo, me esperaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
Beijos

Bela disse...

Veniqui, Vuvu. Toma chazinho que eu fiz, toma. Prefere um chocolate quente? Um chopp, um vinho? Bota os pezinhos nessa almofadinha ai. Isso. Olha que musiquinha boa que ta tocando...
Vamo sair por ai de mãos dadas, cherrie, pq eu tb ando muuuuuuuuuuuito de saco cheio.
Vamo pra Bahia!

Liamo

beijos reanimadores, estocadores de paciência e dilatadores de saco

Paula Clarice disse...

Ju, eu entendo teu saco cheio e não quero minimizá-lo, mas... QUE TEXTO BEM FEITO!!! Parabéns :o)

Anônimo disse...

Amor, eu também não tenho mais paciência para estas escrotices.

Mas tu estás te profissionalizando, hein? adorei teu post.

beijão!!!

Anônimo disse...

jujuba,
to cansada das mesmas coisas.
posso me 'ajuntar' a ocê? =)

menina, vá a luta e nunca ja-ma-is se acostume com o que te incomoda.
pensei nisso ontem...em qto tempo perdi remoendo minha insatisfação profissional (onde eu estava), ou pessoal no relacionamento que era mais firme que prego em areia...tentando 'salvar' o que não tem que ser, o que não faz bem, o que cansa.
somos nós mesmos os responsáveis por continuar aturando certas coisas.

não sabemos qto tempo temos ainda pra viver tudo o que nos faz bem e alimenta a alma, coração etc.

não perca tempo com promessas ou com o que vc mesma disse 'do que é seu tá guardado', sim... o que é seu te espera mas não acontece sem que vc tome uma atitude para que chegue até vc!
é a mesma coisa que querer ganhar na mega sena mas nunca comprar se quer o bilhete para tentar ganhar!

te adoro mto!

e não vejo a hora de sair da 'pinda' faço questão de comemorar minha volta ao lerê-lerê com vc gatona!

mtos bjinhos de sua amiga que não te esquece.

tati
http://my.opera.com/rapturedgirl/blog/

Anônimo disse...

Ai, Juju... Sabe, eu sou uma besta com as tristezas alheias. Eu não sei o que fazer, não sei o que falar, nem onde botar as mãos! Principalmente quando eu me vejo espelhada nessa tristeza. Quando elas fazem parte de um momento igual, como se fosse comum.

O que eu sei fazer bem é dar o ombro. E lembra? Eu sou fofinha, boa de se aconchegar e dormir (nenéns me amaaaam! =P). Sinto muito estarmos tão tão distantes (e eu tão tão sem como viajar), ia adorar afogar as mágoas numa tarde de compras na 25! \o/

Aqui.. Se vcs forem pra Bahia, me levem??? hein, hein, hein?

Beijoca.

Vanessa disse...

Juju, não sei direito o que falar, eu entendo tanto isso que vc sente, o quanto tudo é cada vez mais cansativo.
Alguém falou em Bahia???
Beijinhos pra você, ameeei o texto.

Unknown disse...

Mana sister,

parece que somos muitas na mesma situação... Tou contigo.
beijos querida, te favoritei!