youzz

janeiro 22, 2010

Escrava da magreza? Eu não!

Nesses últimos dias, as edições da SPFW e do Fashion Rio, trouxeram novamente à tona uma indignação que parece ser de todos, em vários lugares, mas que, na minha opinião, nunca passa de discussão: a magreza excessiva das modelos.

A Folha Online publicou uma matéria interessante, falando sobre o assunto, e isso gerou uma discussão bacana entre as Luluzinhas e a ideia de uma blogagem coletiva sobre isso, para ver se conseguimos, "gritando" para todos os ventos, mudar alguma coisa.

As meninas estão escrevendo maravilhosamente sobre o tema e eu recomendo que todos leiam: Gabi Bianco, Nana Marques, Renata Correa, Denise Rangel e Lucia Freitas (lá no blog das Luluzinhas) e todo o papo lá no grupo de discussão, que está bombando com o assunto, todas com mais ou menos a mesma indignação: não dá mais pra indústria da moda "ditar" um padrão que não tem como existir. Nós brasileiras somos uma grande mistura, somos "udas" (coxudas, bundudas, peitudas) e tamanho 40 não é "cheinha".

Algumas pessoas podem até achar que esse padrão só vale pras passarelas (o que já é um absurdo, as pobres meninas sofrem horrores para serem aceitas e chegarem no tal "padrão"), que não atinge aos "pobres mortais", mas atinge sim, mesmo que de uma forma sutil e indireta.

Basta ver a quantidade de médicos "passadores de receitas azuis" que existe por aí, e de como seus consultórios estão sempre cheios e sendo recomendados. Eu mesma já passei por alguns deles, saindo de lá feliz da vida com minha "fórmula milagrosa" que sim, me deixou mais magra e supostamente feliz, mas que me causaram muitas noites de insônia e sabe-se lá quantos efeitos colaterais a longo prazo.

Precisamos urgentemente aprender a gostar do que somos, de como somos e apreciar nossa beleza, naturalmente, sem correr desvairadamente em busca de padrões impostos.

Bonito é ser saudável, é ser feliz, equilibrado e VIVO!

6 comentários:

Paula Clarice disse...

Nao sei se é generalizado ou se tou seguindo pessoas de opinião muito homogênea, mas notei na minha timeline do twitter que a maioria das pessoas está comentando muito mais sobre o shape das modelos (negativamente) do que sobre as coleções, a moda, os desfiles. A impressão que eu fico é que a SPFW, em vez de dar visibilidade e agregar valor às marcas, acaba expondo quase só a críticas negativas o universo da moda. Mas estou falando do grande público, claro. Ate porque eu acredito que no universo da moda as pessoas vêem com muito entusiasmo as coleções e tratam com normalidade a questão da aparência das modelos.

Lilica disse...

Adorei o post e a discussão toda, Ju. Espero que desta vez a visibilidade sobre este problema seja maior...Bjs, Alline

Ana Paula disse...

Mana, concordo 100%. E tenho bastante a respeito também. Vc sabe que eu dou aula numa faculdade de Design, e um dos cursos que existem é o de Design de Moda. Acho assustador e impressionante que essa discussão seja simplesmente transparente pra eles, que ninguém se disponha a pensar e falar sobre o assunto. é como se o status quo fosse irrevogável, todo mundo acha que é natural, que é isso aí mesmo, sei lá, me dá até nervoso.

Mani disse...

Apoiado,querida!!!

JANE disse...

É isso aí, Jujubs!
Adorei o post!
Bjos e saudades!

Helga disse...

Eu acompanhei um pouco os artigos que foram publicados sobre o assunto e achei lamentável o jogo de empurra empurra que fica entre os estilistas e as agências.
Ninguém é o responsável, os estilistas criam os modelos pq as modelos que as agências apresentam são magérrimas, e as agências querem modelos magérrimas pq os estilistas só criam moda pra esse tipo físico.
Sei.... e enquanto isso nada muda.
Adorei seu post.
bj